QUEM PAGA O IPTU? LOCADOR OU LOCATÁRIO?
Voltar para o blog

QUEM PAGA O IPTU? LOCADOR OU LOCATÁRIO?

Novo ano, novas responsabilidades. Com o início de um novo ano, sabe-se que logo, logo, iremos nos deparar com a cobrança do IPTU (Imposto sobre Propriedade e Predial e Territorial Urbano). 

 

Mas você sabe de quem é a responsabilidade para o pagamento do IPTU? Vamos te contar!

 

Como de praxe, o inquilino quando efetua a locação de um imóvel tem como uma das obrigações o pagamento do aluguel e demais encargos, que consistem consumo de energia elétrica, gás, água e esgoto, despesas ordinárias de condomínio, dentre outras, em conformidade com o art. 22 e 23 da Lei de Locações. 

 

Como se vê, a lei acima mencionada permite que a responsabilidade pelo pagamento do IPTU seja repassada ao locatário, dispondo da seguinte forma como deveres do locador: “pagar os impostos e taxas, e ainda o prêmio de seguro complementar contra fogo, que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel, salvo disposição expressa em contrário no contrato”.

 

Assim, a ressalva expressa constante na lei concede permissão expressa para que o contrato de locação firmado entre as partes possa estabelecer de quem é a responsabilidade pelo pagamento do IPTU. 

 

Portanto, o pagamento do IPTU pelo locatário é legal, desde que previamente estipulado no contrato de locação, com amparo no art. 22, VIII, da Lei do Inquilinato. Além disso, em caso de não ser efetuado o pagamento, poderá autorizar ação de despejo (art. 9°, III, da Lei 8.245/91) e a cobrança do tributo (cumulada com a ação de despejo ou em processo de execução autônomo).

 

Sendo assim, evite problemas e organize-se em suas finanças visando manter em dia o pagamento de IPTU.

Outros posts

  1. Riscos do aluguel direto entre locatário e locador

    Riscos do aluguel direto entre locatário e locador

    Você já deve ter ouvido falar de pessoas que optam locar um imóvel diretamente com o proprietário, sem a assistência de uma imobiliária especializada. Muitas vezes dita preferência visa diminuir os cu...

  2. Locação para temporada

    Locação para temporada

    Além das espécies de locação usuais (residencial e não-residencial), a Lei de Locações abriga outra modalidade locatícia, a locação para temporada, regulada pelo art. 48 da Lei 8.245/91, que se volta...

  3. Imóvel novo ou usado, qual comprar?

    Imóvel novo ou usado, qual comprar?

    Chegou o momento de realização do sonho de comprar a sua casa própria, mas você está em dúvida entre adquirir um imóvel novo ou usado? Não se preocupe, o tema do blog de hoje ajudará você a ver os pró...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Imobiliária Cruzeiro

(55) 99972-6245